terça-feira, 16 de setembro de 2008

Centro de Teatro do Oprimido - Rio de Janeiro

"O Centro de Teatro do Oprimido - CTO-Rio é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodoliga específica do teatro do orpimido em Laboratórios e em Seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a estética do oprimido .

A filosofia e as ações do CTO-Rio visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes. Além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania.

O CTO-Rio implementa projetos que estimulam a participação
ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade,
e visam à transformação da realidade a partir do DIÁLOGO
e através de meios estéticos."

Estética do CTO-Rio nas escolas



Augusto Boal

O carioca , posando de sexy na praia.


Augusto Boal , nascido em 1931 no Rio de Janeiro, é diretor e dramaturgo. Considerado uma das grandes figuras do teatro Brasileiro, é conhecido pela sua participação no Teatro de Arena e na fundação e difusão mundial do Teatro do Oprimido, que é utilizado atualmente não só para peças teatrais mas para trabalhos psicológicos em escolas, hospitais e cadeias.



Fonte da foto: Google

Teatro do Oprimido

Criado por Augusto Boal na década de 70, busca chegar as camadas mais baixas da população, com técnicas teatrais de jogos e exercícios, e transformar a realidade através do diálogo. Como o nome já diz, o Teatro do Oprimido busca se utilizar das características e expressões corporais de todos para expressar a arte, até os mais oprimidos, e com isso estabelecer também uma ligação protagonista-espectador.
O TO é dividido em algumas categorias, que vão ser explicadas no blog, que são: Teatro Jornal ; Teatro imagem ; Teatro Invisível ; Teatro-fórum ; Arco-íris do desejo ; Teatro Legislativo e Estética do oprimido.